Rayan decide clássico e Vasco vence o Fluminense no Maracanã
O Vasco conquistou uma vitória importante e convincente nesta segunda-feira (20), ao bater o Fluminense por 2 a 0 no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O grande nome da noite foi o jovem Rayan, autor do primeiro gol e principal destaque do clássico carioca.
O Fluminense começou melhor, com mais posse de bola e criando chances claras. Logo no início, Germán Cano obrigou Léo Jardim a fazer uma defesa espetacular após falha de Barros na saída de jogo. Mas o bom momento tricolor durou pouco. Aos 38 minutos, Rayan recebeu passe de Paulo Henrique e arrancou de fora da área. A bola desviou em Freytes, enganou o goleiro Fábio e morreu no fundo da rede, dando vantagem ao Vasco.
O gol mudou completamente o ritmo da partida. O Fluminense perdeu intensidade, enquanto o Gigante da Colina ganhou confiança e passou a dominar o meio-campo. O primeiro tempo terminou quente, com um desentendimento entre Rayan e Canobbio, o que mostra que o jovem atacante não se intimida em clássicos.
Na volta do intervalo, o Vasco manteve a postura ofensiva. Logo aos quatro minutos, Rayan finalizou de novo de fora da área, Fábio espalmou, e Nuno Moreira aproveitou o rebote para ampliar o placar. Com 2 a 0 no marcador, o time cruzmaltino controlou o jogo e não deu chances de reação ao adversário.
Mesmo com as entradas de Keno e John Kennedy, o Fluminense seguiu apático e pouco ameaçou. A torcida vascaína, empolgada, chegou a fazer “ola” nas arquibancadas aos 27 minutos do segundo tempo. Rayan, exausto, saiu aplaudido de maca e ovacionado pelos torcedores — símbolo de uma atuação madura e decisiva.
O resultado consolida o bom momento do time de Fernando Diniz, que vem demonstrando evolução e equilíbrio. Já o Fluminense segue em crise, acumulando mais uma derrota em clássicos e vendo a distância para a parte de cima da tabela aumentar.
Foi uma noite de afirmação para o Vasco e de consagração para Rayan, a joia que brilha cada vez mais em São Januário.