Botafogo vence o Ceará com solidez defensiva e sobe na tabela do Brasileirão
O Botafogo conquistou uma vitória importante por 2 a 0 sobre o Ceará, neste domingo (19), na Arena Castelão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com atuação segura da defesa e eficiência nas finalizações, o time de Davide Ancelotti voltou a vencer fora de casa e manteve viva a briga por vaga na Libertadores.
Mesmo jogando diante da torcida, o Ceará teve dificuldades para superar o sistema defensivo alvinegro. A equipe cearense finalizou 21 vezes, mas apenas três chutes obrigaram o goleiro Léo Linck a trabalhar. O time de Léo Condé mostrou novamente problemas de precisão ofensiva é atualmente o sexto pior ataque do campeonato.
O destaque da partida foi a zaga botafoguense, que controlou o jogo e neutralizou as principais ações do adversário. Fernando Marçal, improvisado como zagueiro, foi um dos melhores em campo, com cinco cortes, quatro recuperações de bola, três chutes bloqueados e duas interceptações. Em um dos lances mais perigosos do Ceará, o lateral salvou um gol certo em cima da linha após chute de Pedro Raul.
Ao lado de Marçal, David Ricardo também teve atuação destacada. Diante de seu ex-clube, o defensor fez seis cortes, além de recuperar quatro bolas e bloquear três finalizações. Ambos receberam cartão amarelo, e David Ricardo será desfalque contra o Santos, por suspensão.
No ataque, o Botafogo foi letal. Chris Ramos e Correa balançaram as redes, garantindo o placar de 2 a 0 e um triunfo que recoloca o time na disputa pelas primeiras posições.
Com o resultado, o Botafogo chega mais confiante para enfrentar o Santos, no próximo domingo (26), às 16h, no Estádio Nilton Santos. Já o Ceará tenta se recuperar diante do Atlético-MG, no sábado (25), às 16h, no Mineirão.
A vitória confirmou o que foi uma das melhores atuações defensivas do Botafogo na temporada e expôs o momento instável do Ceará, que segue sem vencer há quatro jogos e vê a zona de rebaixamento se aproximar.