João Fonseca é eliminado no Masters 1000 de Cincinnati
O brasileiro João Fonseca, número 52 do ranking mundial, encerrou sua participação no Masters 1000 de Cincinnati nesta segunda-feira (11) ao ser derrotado pelo francês Terence Atmane, 136º, por 6/3 e 6/4, em 1h18 de partida. Aos 18 anos, o carioca disputava pela primeira vez a terceira rodada de um torneio desse nível e buscava vaga inédita nas oitavas de final.
A partida, atrasada por uma queda de energia no complexo, começou equilibrada, mas Fonseca mostrou dificuldades para impor seu jogo. O brasileiro salvou seis break points no início, mas acabou cedendo a quebra no quinto game e viu o rival abrir vantagem para fechar o primeiro set em 6/3.
No segundo set, Atmane foi dominante, chegando a abrir 4/0 antes de sofrer uma quebra. Fonseca reagiu, encurtou a diferença para 4/3, mas o francês manteve a consistência e confirmou a vitória. O brasileiro terminou com apenas oito winners e 23 erros não forçados, números que refletiram sua dificuldade na partida.
Mesmo com a eliminação, a campanha em Cincinnati renderá ao número 1 do Brasil o melhor ranking da carreira: a 44ª posição. O próximo desafio será o US Open, que começa no dia 24 de agosto.
Atmane, que antes do torneio tinha apenas uma vitória em cinco partidas de ATP na temporada, garantiu vaga inédita nas oitavas de final de um Masters 1000 e enfrentará o americano Taylor Fritz (4º).
Atual campeão, o italiano Jannik Sinner também avançou às oitavas ao derrotar o canadense Gabriel Diallo por 6/2 e 7/6, e agora encara Tommy Paul ou Adrian Mannarino.
Nas duplas, o carioca Fernando Romboli estreia nesta terça-feira ao lado do australiano John-Patrick Smith contra os britânicos Joe Salisbury e Neal Skupski, cabeças de chave número cinco.