Gabriel Bortoleto pontua no GP da Bélgica e afirma que tirou o máximo da Sauber
Gabriel Bortoleto voltou a pontuar na Fórmula 1 e celebrou o desempenho no GP da Bélgica, realizado neste domingo (27). Após largar da 10ª posição, o brasileiro da Sauber cruzou a linha de chegada em nono lugar e somou dois pontos no Mundial de Pilotos. Foi a segunda vez na temporada que o novato pontuou na principal categoria do automobilismo.
Durante a prova, Bortoleto até tentou pressionar Liam Lawson, da Racing Bulls, mas admitiu que não havia muito mais a ser feito. “Acho que tirei tudo o que podia do carro. Foi muito difícil alcançar Lawson. Ele teve um ritmo muito bom e gerenciou muito bem os pneus. Foi aquele décimo por volta que fez a diferença. Honestamente, estou feliz com o fim de semana. Não havia mais nada que pudéssemos ter feito”, avaliou o brasileiro.
Um momento importante da corrida foi quando Bortoleto trocou de posição com seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, para tentar se aproximar de Lawson. O plano era devolver a posição caso não conseguisse a ultrapassagem, mas com a segunda parada de Hülkenberg e a perda de ritmo, a troca não se concretizou. “Temos um ambiente muito bom na equipe, ele foi um ótimo companheiro de equipe hoje, como sempre”, completou.
A largada em Spa-Francorchamps sofreu um atraso de 1h20 devido à forte chuva. Apesar da longa espera, Bortoleto aprovou a decisão da FIA. “A segurança vem em primeiro lugar. Havia muita água, spray, aquaplanagem. A FIA tomou a decisão certa ao esperar”, declarou.
Com mais dois pontos somados, Bortoleto se aproxima do top 10 do Mundial de Pilotos e ganha confiança para a próxima etapa do calendário, o GP da Hungria, que acontece entre os dias 1º e 3 de agosto.