Brasil lidera quadro de medalhas no Pan Júnior com ouro no judô e na natação
O Brasil começou com força total o segundo dia dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, e encerrou o domingo (10) na liderança do quadro de medalhas, com 21 no total – 11 ouros, cinco pratas e cinco bronzes. O destaque veio do judô, da natação e do remo, que renderam ao país uma série de pódios.
O remo abriu a contagem brasileira com ouro para João Ferreira e Daniel Passold no double skiff. A dupla ainda garantiu a prata na prova por equipes e, junto a Kayki Siqueira e Miguel Marques, completou o pódio no bronze do double skiff.
No judô, Clarice Ribeiro (-48 kg), Rafaela Cavalcanti (-52 kg), Bruno Nóbrega (-66 kg) e Bianca Reis (-57 kg) conquistaram o ouro e a vaga para Lima 2027. Lucas Takaki (-60 kg) ficou com o bronze.
A natação estreou com nove medalhas, incluindo ouros de Gustavo Saldo (200m borboleta), Stephan Steverink (400m livre) e Ana Julia Amaral (200m borboleta), além dos títulos nos revezamentos 4x100 feminino e masculino.
O mountain bike também brilhou, com ouro de Luiza Cocuzzi e bronze de Eiki Yamauchi. No tiro esportivo, Caio de Almeida levou a prata nos 10m pistola de ar, enquanto Marcus Pinto foi bronze no sabre individual da esgrima.
Nesta segunda-feira (11), o Brasil volta à disputa com chances de ampliar sua liderança, com provas em ginástica rítmica, tênis, squash, remo, judô, natação e skate.