Candidatura de Rio-Niterói aos Jogos Pan-Americanos de 2031 é oficializada pela Panam Sports
A Panam Sports oficializou nesta quinta-feira (1º) a aceitação da candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. O dossiê foi enviado na véspera, dia 30 de abril, e aprovado pela entidade responsável pela competição continental.
Com isso, Rio-Niterói entra na reta final da disputa com Assunção, capital do Paraguai, e a cidade-sede será anunciada em agosto, em cerimônia ainda sem local definido. A proposta brasileira prevê um orçamento de R$ 667,5 milhões e aposta no legado e na experiência dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
— Queremos organizar Jogos grandiosos para o Brasil e para todo o continente, destacou o prefeito Eduardo Paes. O secretário de Esportes, Guilherme Schleder, reforçou o foco em sustentabilidade, parcerias público-privadas e reaproveitamento de estruturas.
O dossiê inclui cartas de apoio institucional assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo governador Cláudio Castro, pelos prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves, e pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta.
Agora, a Panam Sports avaliará os projetos apresentados e fará visitas técnicas antes de anunciar a cidade-sede.