Brasileira decide estreia da Copa Mundo do Futsal Feminina em Cascavel
A Copa Mundo do Futsal Feminina 2025 começou nesta terça-feira (26), em Cascavel (PR), e a estreia já teve brilho brasileiro. A experiente Franciele da Silva, a Fran, de 38 anos, marcou o gol que garantiu a vitória da Juventas, da Colômbia, por 1 a 0 sobre o Pinocho, da Argentina, na abertura do torneio.
O duelo foi equilibrado, com chances para os dois lados. No primeiro tempo, o Pinocho chegou com perigo, mas parou em boas defesas da goleira Lina Pérez. Na etapa final, aos seis minutos, Fran acertou um chute de primeira de fora da área e decidiu a partida. A equipe argentina pressionou até o fim, mas esbarrou novamente na goleira colombiana, destaque do jogo ao lado da camisa 27.
Com a vitória, a Juventas larga na frente em um torneio que reúne oito equipes de Brasil, Argentina, Colômbia e Rússia, países que ocupam o topo do ranking feminino da Fifa. O Stein Cascavel, tricampeão da competição, é apontado como principal favorito ao título, mas a presença de clubes tradicionais como o Pinocho promete aumentar o equilíbrio da disputa.
A competição segue até sábado (30), com semifinais na sexta-feira (29). Os dois melhores de cada grupo avançam à fase decisiva. Além de Juventas e Pinocho, estão no torneio equipes como La Perla (COL), Normanochka (RUS), Clube Padre Carlos Mugica (ARG), Faculdade Sogipa (BRA), NY Ecuador (EUA/Equador) e o anfitrião Stein Cascavel.