Brasil vence a Argentina e conquista o penta da AmeriCup

Brasil vence a Argentina e conquista o penta da AmeriCup

A seleção brasileira de basquete é campeã da AmeriCup 2025. Na noite deste domingo (31), em Manágua, na Nicarágua, o Brasil derrotou a Argentina por 55 a 47 e levantou o troféu continental pela quinta vez em sua história, repetindo os feitos de 1984, 1988, 2005 e 2009. O armador Yago Santos, apelidado de “Monstrinho”, foi eleito o MVP do torneio após liderar a equipe com atuações decisivas ao longo da campanha.

A conquista teve um sabor especial. Três anos após perder a final em Recife para os argentinos, a seleção comandada por Aleksander Petrovic conseguiu a revanche em uma partida marcada pelo equilíbrio defensivo e pela intensidade dos dois lados. O Brasil abriu vantagem ainda no segundo quarto, foi para o intervalo vencendo por 31 a 24 e soube controlar a reação argentina na reta final.

O jogo teve momentos de tensão, principalmente no início do terceiro período, quando a Argentina reduziu a diferença para três pontos. Mas bolas decisivas de Georginho de Paula e de Yago voltaram a colocar o Brasil no controle. Na última parcial, o time verde e amarelo chegou a abrir 12 pontos de vantagem e administrou o placar até a festa do título.

O capitão Vitor Benite ergueu o troféu em quadra, coroando uma trajetória que incluiu a vitória sobre os Estados Unidos na semifinal, em virada histórica que ficou marcada como um dos grandes momentos do basquete brasileiro nos últimos anos.

Com o título, o Brasil quebra um jejum de 16 anos sem levantar a AmeriCup e aumenta a rivalidade contra os argentinos, adversários frequentes em decisões do torneio. Agora, a seleção soma cinco conquistas, atrás apenas dos EUA e de Porto Rico no ranking histórico da competição.

Inscreva-se para ser o primeiro a receber as últimas notícias sobre o mundo dos esportes e dos jogos de azar

home subscribe background