Brasil brilha no 3º dia do Troféu Maria Lenk; Caribé bate recorde de Cielo, e Balduccini faz história
O terceiro dia de disputas do Troféu Maria Lenk, nesta quarta-feira (23), no Parque Aquático do Flamengo, foi marcado por grandes conquistas para a natação brasileira. Guilherme Caribé e Stephanie Balduccini foram os principais destaques ao garantirem classificação para o Mundial de Singapura e estabelecerem novos recordes.
Caribé venceu os 100m livre masculino com tempo de 47s10, quebrando o recorde do campeonato que pertencia a César Cielo havia 16 anos. Já Balduccini fez história ao se tornar a primeira brasileira a completar a prova feminina dos 100m livre em menos de 54 segundos, com 53s87, novo recorde sul-americano.
Além deles, o veterano João Gomes Jr. também garantiu vaga para o Mundial ao vencer os 50m peito com a marca de 27s23, enquanto Mafê Costa, Gabrielle Roncatto, Guilherme Costa e Stephan Steverink já haviam obtido o índice nas provas dos 400m livre.
A competição segue nesta quarta-feira com finais envolvendo outros brasileiros classificados, incluindo Henrique Borges e Evandro Silva (50m peito) e Gabi Roncatto (400m medley). Ao todo, 12 atletas do país avançaram às finais, que são transmitidas pelo Canal Olímpico do Brasil, SporTV 3 e YouTube Swim Channel.
O Mundial de Singapura será realizado entre 11 de julho e 3 de agosto, reunindo apenas 12 nadadores brasileiros, segundo critérios definidos pela CBDA. A competição é a primeira grande disputa internacional visando o ciclo olímpico até Los Angeles 2028.