Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 terão surfe em Trestles; local é histórico para brasileiros
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Los Angeles anunciou oficialmente nesta terça-feira (15) que a praia de Trestles, em San Clemente (Califórnia), será o palco das disputas do surfe nas Olimpíadas de 2028. O local já é conhecido por sediar etapas importantes do Circuito Mundial (WSL) e é famoso pelas suas ondas consistentes e ideais para o esporte.
Anteriormente, havia a possibilidade das provas serem realizadas numa piscina com ondas artificiais, o que seria inédito em Jogos Olímpicos, mas os organizadores optaram pelas condições naturais oferecidas por Trestles.
O local tem um significado especial para o surfe brasileiro. Filipe Toledo, atual campeão mundial, mora com a família em San Clemente, e já venceu etapas em Trestles, assim como Gabriel Medina e Silvana Lima. Desde 2021, o local tem definido o campeão mundial do circuito profissional.
O Brasil é hoje o país com o melhor histórico olímpico na modalidade, acumulando três medalhas desde que o surfe entrou oficialmente no programa olímpico.
Os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 ocorrerão entre os dias 14 e 30 de julho. Esta será a terceira vez na história que a cidade californiana sediará uma edição olímpica.