Netinho Marques conquista prata no Mundial de Taekwondo e Brasil fecha campanha histórica em Wuxi

Netinho Marques conquista prata no Mundial de Taekwondo e Brasil fecha campanha histórica em Wuxi

O brasileiro Edival Pontes, conhecido como Netinho Marques, conquistou a medalha de prata na categoria até 74kg do Campeonato Mundial de Taekwondo Wuxi 2025, encerrado nesta quinta-feira (30) na China. O atleta de 28 anos, natural da Paraíba e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, voltou a brilhar no cenário internacional, alcançando sua segunda final em mundiais, repetindo o feito de Guadalajara 2022.

Na decisão, Netinho foi superado pelo uzbeque Najmiddin Kosimkhojiev, após uma campanha de destaque. O brasileiro eliminou adversários de peso: venceu o jordaniano Zaid Kareem, seu algoz em Paris; passou pelo então campeão mundial Marko Golubic; derrotou o chinês Cai Zhaoxun nas quartas; e superou o iraniano Amir Sina Bakhtiari na semifinal.

Com o vice-campeonato, Netinho confirma o bom momento e consolida sua posição entre os principais nomes do taekwondo mundial. Formado nas escolinhas da Vila Olímpica Parahyba, ele soma agora medalhas em Jogos Olímpicos, Pan-Americanos e Mundiais, mantendo consistência e evolução técnica ao longo do ciclo.

O Brasil encerrou o Mundial em terceiro lugar no quadro geral de medalhas - a melhor campanha da história do país. Foram quatro pódios: ouros de Maria Clara Pacheco e Henrique Marques e pratas de Milena Titoneli e Netinho Marques. A delegação brasileira ficou atrás apenas da Turquia e da Coreia do Sul, reforçando o status do Brasil como uma das novas potências do taekwondo mundial.

Inscreva-se para ser o primeiro a receber as últimas notícias sobre o mundo dos esportes e dos jogos de azar

home subscribe background