Com um a menos desde o início, Vasco é goleado pelo Del Valle e se complica na Sul-Americana
O Vasco sofreu uma dura derrota por 4 a 0 diante do Independiente del Valle, na noite desta terça-feira (15), em Quito, pelo jogo de ida dos playoffs da Sul-Americana. A expulsão precoce de Lucas Piton, aos 11 minutos do primeiro tempo, comprometeu o plano de jogo de Fernando Diniz e abriu caminho para a goleada dos equatorianos.
Apesar da altitude e do cenário adverso, o Cruz-Maltino começou bem e criou duas boas chances com Rayan em cobranças de falta. No entanto, após a expulsão de Piton — inicialmente advertido com cartão amarelo, que foi revertido para vermelho após revisão do VAR, o time perdeu o controle da partida. O Del Valle cresceu e abriu o placar nos acréscimos da primeira etapa, com Carabajal aproveitando rebote de Léo Jardim.
Na volta do intervalo, o cenário piorou. Mercado marcou duas vezes e Spinelli completou o placar, aproveitando os espaços deixados por um Vasco com um a menos. O goleiro Léo Jardim, apesar da goleada, ainda foi destaque com grandes defesas, incluindo a defesa de um pênalti nos minutos finais.
Com o resultado, o Del Valle praticamente assegura a classificação. O Vasco precisa vencer por cinco gols de diferença no jogo de volta, dia 22, em São Januário, para avançar direto. Se vencer por quatro, a vaga será decidida nos pênaltis.
Após a partida, o técnico Fernando Diniz evitou críticas aos dirigentes e destacou que a expulsão foi determinante. O atacante Vegetti também lamentou o cartão vermelho, mas reforçou a confiança na força do Vasco em casa.
Antes da decisão, o time carioca enfrenta o Grêmio neste sábado (19), às 17h30, em São Januário, pela 14ª rodada do Brasileirão.