Brasil coloca sete atletas nas quartas de final do Mundial de Boxe
O boxe brasileiro vive uma grande campanha no Mundial de 2025, disputado em Liverpool, na Inglaterra. Após os combates desta terça-feira (9), o país soma sete pugilistas classificados para as quartas de final, etapa que já pode garantir medalhas caso avancem às semifinais — no boxe, não há disputa de terceiro lugar, e os derrotados da semi também sobem ao pódio.
No sexto dia de lutas, o destaque foi o trio formado por Wanderley Pereira (80kg), Yuri Falcão (65kg) e Rebeca Santos (60kg), que venceram com autoridade e avançaram. Todos os três triunfaram por decisão unânime dos juízes. Pereira superou o australiano Marlon Sevehon, enquanto Falcão dominou Yu Lin, de Taipé Chinês. Já Rebeca eliminou a filipina Riza Pasuit com atuação sólida.
A única derrota brasileira da rodada veio com Caroline Almeida (51kg), superada pela uzbeque Feruza Kazakova. A atleta buscou o combate o tempo inteiro, mas a eficiência da rival pesou no resultado de 5 a 0.
Com esses resultados, o Brasil mantém forte presença no torneio. Além dos três que avançaram nesta terça, já haviam garantido vaga nas quartas Tatiana Chagas (-54kg), Isaías Filho (-90kg), Viviane Pereira (-75kg) e Luiz Oliveira (-60kg).
As disputas decisivas começam já nesta quarta-feira (10), quando todos os sete brasileiros voltam ao ringue em busca da vaga na semifinal e, consequentemente, de medalhas garantidas para o país.
Quartas de final – Lutas dos brasileiros
Tatiana Chagas (BRA) x Im Aeji (KOR) – -54kg
Isaías Filho (BRA) x Georges Malachi (EUA) – -90kg
Rebeca Santos (BRA) x Camila Camilo Bravo (COL) – -60kg
Wanderley Pereira (BRA) x Yojerlin Cesar (FRA) – -80kg
Viviane Pereira (BRA) x Wang Lina (CHN) – -75kg
Luiz Oliveira (BRA) x Pawel Brach (POL) – -60kg
Yuri Falcão (BRA) x Shion Nishiyama (JPN) – -65kg